O Que Vai Estudar?

domingo, 5 de junho de 2016

HISTÓRIA - Parte 1



                            História

  O termo Pré-história foi criado por historiadores europeus do século XIX. Para eles a história teria se iniciado há cerca de 6 mil anos, com a invenção da escrita. Esses estudiosos acreditavam que só era possível conhecer a vida e a cultura de grupos humanos do passado por meio de documentos escritos. Por isso, todo o período que antecedeu a escrita recebeu o nome de Pré-história.
       CRÍTICA: Qualquer vestígio humano pode ser considerado fonte histórica, não apenas documentos escritos.

      Hoje, acredita-se que os homens e as mulheres dos tempos primitivos eram grandes produtores de cultura e tecnologia. Eles aprenderam a trabalhar em conjunto e a criar ferramentas.

      No século XIX, estabeleceu-se também uma divisão da Pré-história em três fazes, com base nas mudanças tecnológicas que teriam ocorrido naquele período.

      Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
      Teve início há cerca de 2,6 milhões de anos, com o surgimento do Homo habilis, e se estendeu até por volta de 12 mil anos atrás. Os instrumentos usados eram feitos de lascas de pedra, madeira ou ossos.
       Principais características:
       - Vida nômade
       - Liderança do mais forte
       - Pratica rituais de magia destinados a obter abundância da caça
       - Instrumentos de trabalho e defesa rudimentares
       - Alimentação baseada nos produtos da caça, pesca e coleta

        Neolítico ou Idade da Pedra Polida
        Seu início data cerca de 12 mil anos atrás e se estendeu até aproximadamente 6 mil anos atrás. O homem passou a polir a pedra, produzindo instrumentos mais sofisticados, e descobriu a prática da agricultura, do pastoreio e das técnicas para a fabricação de cerâmica.
        Principais características
         - Vida seminômade
         - Domesticação de animais e lavoura rudimentar ao lado da caça e da pesca
         - Aparecimento dos aldeamentos
         - Aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho
         - Liderança dos mais velhos ( experiência )
         - Práticas religiosas

         Idade dos Metais ( Cobre, bronze e ferro )
         Iniciou-se há cerca de 8 mil anos e se estendeu até aproximadamente o século III a.C. O uso do cobre, do bronze e mais tarde do ferro serviu para a fabricação de enfeites, esculturas, armas e as mais variadas ferramentas.
         Principais características
         - Vida sedentária ( organização das cidades-Estado )
         - Domínio da técnica de fundição
         - Agricultura desenvolvida
         - Surgimento da divisão de trabalho, do comércio, da propriedade privada e do Estado
         - Chefia nas mãos de um Rei-Sacerdote
         - Desenvolvimento de ideias religiosas

O Paleolítico
    Os indivíduos do Paleolítico viviam em grupos e dividiam as tarefas. Caçavam mamutes, bisões e outros animais. Utilizavam a carne desses animais como alimento e a pele para confeccionar vestimentas e moradias.
    Eram nômades, ou seja, mudavam constantemente do lugar que moravam em busca de alimento (caça, frutos, raízes e sementes).Alguns grupos se abrigavam no interior de grutas, outros viviam ao ar livre ou em cabanas feitas de ossos, peles de animais e galhos de árvores.
    O domínio da técnica de produzir o fogo mudou completamente a vida desses grupos. Essa descoberta ocorreu há cerca de 500 mil anos e facilitou a preparação dos alimentos, ajudou a proteger esses homens do frio e dos animais ferozes, além de aluminar os ambientes.
     O domínio do fogo possibilitou outra conquista importante: a fabricação de objetos de barro cozido e, muitos milênios depois, a fusão e a modelagem dos metais.
     No último período do Paleolítico, iniciado por volta de 100 mil anos atrás, ocorreram grandes mudanças na vida humana. Os grupos humanos passaram a conhecer melhor os recursos disponíveis na natureza e a fabricar lanças, arcos e flechas, redes para a pesca e outras armas de caça. Um importante registro da vida humana nesse período são as pinturas rupestres, desenhos feitos nas pedras, geralmente nas paredes das cavernas.
      Acreditava-se que essas pinturas tinham uma intenção mágica. Ao representar a cena de uma caça, o homem dessa época esperava trazer sorte para os caçadores e concretizar, na realidade, aquilo que se expressava no desenho. As pinturas também representam cenas do cotidiano, ritos e práticas dos diferentes grupos humanos.
       Os últimos cem mil anos do Paleolítico correspondem, geologicamente, `a última glaciação. As glaciações foram períodos de intenso resfriamento da Terra, ocorridos ao longo de bilhões de anos, e grande parte da superfície terrestre ficou coberta de gelo.

O Fim da Última Glaciação
        Por volta de 13 mil anos atrás, ocorreu o aumento da temperatura e a diminuição da camada de gelo. A elevação da temperatura e da umidade levou à formação de florestas e à extinção de áreas de savanas, que eram o habitat dos grandes animais. Muitos animais, já reduzidos devido `a caça e sem condições de se adaptar ao novo clima, foram extintos.


Postado por Mila do blog Estudando com a Mila   

3 comentários: